29 de mai. de 2015

A Necessidade de Ordem no Culto


Ef 5.14-20, “remindo o tempo, porquanto os dias são maus”.
Textos que mostra a necessidade.
I Co 14. 26, Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja. (NTLH), Continuando em  I Co 14. 27-40
1Tm 2. 11,12, A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. (RA)
Na igreja de Coríntios, parece  que a necessidade era maior do que as  demais, vejamos:
Ø  CAPITULO 3.
  espírito mundano causa dissensões nas igrejas. “Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo;” I Co 3.4.
Ø  CAPITULO 5.
 A impureza da igreja de Corinto. “Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.” I Co 5.1.
Ø  CAPITULO 11.
 Como as mulheres devem apresentar-se na igreja. “Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.” I Co 11.5
Dissensões nas ceias de irmãos. O modo de celebrar a Santa Ceia do Senhor.
 Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio. I Co 11,18.
Ø  CAPITULOS 12, 13,14.
Acerca da diversidade de dons espirituais. A necessidade de ordem no culto.
 “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” I Co 12.1.

“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. “ I Co 14. 26.

“Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.” I Co 14.31.


 No culto deve haver Reverência.
Ec 5.1-3, “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.”
“Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” Hc 2.20.
Sl 89. 7, “Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.”.
Ex 3.5, “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.”
Js 5.15 “Respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.”
Onde Deus Está é preciso haver respeito, reverência.

Nenhum comentário: